top of page

Sobre

A Xiloteca do CCBN-UFAC, foi inicialmente originada na década de oitenta junto ao herbário da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre, posteriormente essa coleção foi doada ao Herbário do Parque Zoobotânico da UFAC, sendo posteriormente desmembrada a coleção de madeiras (xiloteca), que então, fora doada ao Curso de Engenharia Florestal, onde é mantida até hoje para fins didáticos e científicos.

 

A coleção na época contava com 1.948 amostras, representando cerca de 100 espécies, e ainda havia cerca de 600 amostras indeterminadas.

Posteriormente, algumas amostras foram incorporadas ao acervo e através do trabalho dos professores e alunos da Engenharia florestal foram feitas a classificação e identificação das amostras da Xiloteca do CCBN, essas foram incorporadas a um banco de dados digital em planilha excel, possibilitando o aumento do acervo existente, que hoje perfaz um total de 1981 amostras, sendo que destas, 1759 amostras tem suas informações em formato digital.

Estas informações estão organizadas com os seguintes itens: número da amostra, nome vulgar, nome científico, descrição botânica, nome do coletor e do identificador da espécie, o local que foi coletada, além de observações sobre estado de sanidade e defeitos da amostra, entre outras informações.

Com os conhecimentos já existentes e adequadamente organizados, integrados e relacionados às informações de estudos aplicados, é possível oferecer subsídios valiosos ao planejamento, estabelecimento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, subsidiando profissionais das áreas de fiscalização ambiental, de políticas conservacionistas e de manejo de recursos florestais.

 

Nossa Visão

Possibilitar os fundamentos para a formação de profissionais na área de Engenharia Florestal, propiciando-lhes elementos para a formação de uma capacidade crítica e condições para contribuir com o desenvolvimento profissional, oferecendo assim subsídios valiosos ao planejamento, estabelecimento, companhamento e avaliação de políticas públicas, subsidiando profissionais das áreas de fiscalização ambiental, de políticas conservacionistas e de manejo de recursos florestais;

Estimular o espírito científico e o pensamento reflexivo, motivando o trabalho de pesquisa e investigação do saber, desenvolvendo o entendimento do homem e do meio em que vive;

Realizar pesquisas e estimular atividades voltadas ao conhecimento científico e desenvolvimento econômico, respeitando os parâmetros ambientais;

Socializar e difundir conhecimentos;

Eventos e workshops

Semana Acadêmica de Engenharia Florestal do Acre

Este evento ocorre em todo ínicio de semestre letivo, da Universidade Federal do Acre. É um evento que reúne acadêmicos e profissionais na área de engengaria florestal, e áreas afins. Tem por objetivo, divulgar o curso, ONGS e Empresas relacionadas ao tema da semana, pesquisas realizadas pelos acadêmicos.

 

Moisés Lobão

bottom of page